Solenidade de Posse dos Conselheiros Tutelares do Município de Bonito – PA. Gestão 2020 a 2023

Aos nove dias do mês de janeiro de 2020 as 9 47min, na Câmara Municipal de Bonito, situada na Av.  Papa João Paulo II, nº152, bairro Jamilândia nesta cidade de Bonito, Estado do Pará, reuniram-se os Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, os Conselheiros Tutelares Eleitos para a gestão de 2020 a 2023, representantes do Poder Executivo, representantes do Poder Legislativo e sociedade civil do município de Bonito, para a solenidade de posse dos Conselheiros Tutelares eleitos para o mandato de 2020/2023.

A sessão solene foi conduzida pelo mestre de cerimônia Célio Henrique, o qual chamou as seguintes autoridades para compor a mesa: Prefeito Municipal, Representante do Ministério Público, Presidente da Câmara Municipal, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretario De Assistência, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e a representante do Conselho Tutelar que esta de saída. Em seguida o mestre de cerimônia registrou a presença das autoridades do poder Executivo bem como do Legislativo presentes. Após a execução do Hino Nacional, a presidente do CMDCA deu abertura à solenidade de posse. Em seguida, a Sra. Ilda da Silva, representante dos Conselheiros Tutelares que estão de saída, realizou uma fala sobre a sua experiência ao longo do mandato encerrado, ressaltando as conquistas realizadas no período. Posteriormente o Secretário de saúde o Sr. Paulo José explanou sobre a importância das atividades Intersetorial. Ato continuo a Secretaria Wanja Cristina realizou uma fala pontuando alguns dos desafios pertinentes aos Conselheiros Tutelares.

Depois foi pleiteado a fala ao Secretario de Assistência Social, o Sr Marcos Pedro que pontuou as atividades articuladas entre as secretarias municipais bem como todo o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, desejou ainda um bom mandato a nova composição do Conselho Tutelar de Bonito. Imediatamente o Sr. Caran Calil, presidente da Câmara de Vereadores, parabenizou os novos Conselheiros Tutelares e enfatizou a importância da atuação dos mesmos para a sociedade.  Logo após, foi proporcionado ao Secretário de Saúde, o Sr. Paulo José, em face do mesmo desejar sugerir umas atividades aos novos Conselheiros Tutelares, que consistia em propor que esses se descolassem até as secretarias municipais de assistência social saúde e educação, para que juntos conduzissem um projeto de planejamento familiar.

Logo depois, o representante do Ministério Publico o Sr. Vitor Guerreiro onde esse ressaltou a respeito da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Seguidamente, o Excelentíssimo Prefeito realizou os respectivos agradecimentos aos Conselheiros Tutelares que estão finalizando o mandato e desejou um bom mandato as Conselheiros Eleitos, e solicitando que esses realizem suas atribuições com qualidade e seriedade. Prontamente o mestre de cerimônia realizou a leitura da resolução do CMDCA de nº 006/2019, que homologou o resultado das eleições que ocorreu em 06 de outubro de 2019, conforme os nomes eram anunciados os eleitos iriam ficando de pé. Imediatamente os Conselheiros Tutelares Eleitos foram chamados, conforme a ordem de votos, onde o Sr. Jarlison Mendes veio a frente dos demais conselheiros para proferir o seguinte juramento: Juro diante de Deus, e da sociedade que no exercício de minha função, conduzirei de forma ética, eficaz e com responsabilidade, respeitando, respeitando a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente o Regimento do Conselho Tutelar de Bonito, zelando para que os direitos da criança e do adolescente seja garantidos, pois, sem a defesa dos direitos não a futuro que sobreviva, justiça que se fortaleça, e nem paz que se concretize.

Logo após, os conselheiros tutelares eleitos assinaram o termo de posse e receberam o Diploma de posse do Ex. Prefeito Silvio Mauro. Sem demora a presidenta do CMDCA declarou empossado os novos membros do Conselho Tutelar desejando-os um bom trabalho. Em seguida o mestre de cerimônia realizou a leitura do decreto de nº 002/2020 no qual empossava os conselheiros eleitos. Em seguida, para falar dos desafios do mandato ora assumidos, representado a nova composição do Conselho Tutelar, a conselheira Kassia Lopes explanou sobre as etapas vivenciadas durante o processo de escolha, agradeceu aos eleitores e enfatizou a emoção de estar assumindo o presente compromisso. Por fim usou a palavra a presidenta do CMDCA que agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a presente seção solene e convidou os presentes para o coquetel de boas-vindas.