IX Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Bonito/PA

Nesta quinta-feira (01), o Conselho Municipal de Assistência Social de Bonito (CMAS), e a Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Assistência Social e (SEMASB), promoveram a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu durante todo o dia no Espaço Mota Eventos, na Rua Marambaia – centro da cidade, onde foi abordado o tema: “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”. Com a revogação da Conferência Nacional, o evento foi realizado com o objetivo de fortalecer o debate e a luta pela manutenção da política pública de assistência social, garantida pela Constituição Federal como direito e forma de minimizar os impactos da desigualdade social do País.
A abertura foi ás 08:00h da manhã com o credenciamento dos participantes, em seguida houve uma apresentação cultural do grupo de dança do CRAS. Após a apresentação, formou-se a mesa de honra com o presidente do CMAS de Bonito, Antônio Fernando dos Santos, o Secretário de Saúde de Bonito, Paulo José de Araújo Jr, a Secretária de Educação, Wanja Sousa, o Secretário de assistência Social, Marcos Mota, e a Assistente Social do CRAS a Sra. Jamila Maria Silva do Nascimento.
Após a abertura, foi feito a leitura e aprovação do regimento interno, seguida de uma palestra magna e um debate. Após o almoço, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir os três eixos temáticos: A Assistência Social como Direito do Povo – Serviços, Programas e Projetos; Financiamento Público – Impactos e Retrocessos nas Políticas Sociais; e Participação Social – Quem Sou Eu no SUAS. A etapa seguinte foi a deliberação das propostas e a escolha dos seis representantes que irão participar da Conferência Estadual, prevista para acontecer em outubro, na capital paraense.