Município de Bonito-Pa Realiza 2ª Conferencia da Cidade

Realizou-se no dia 10 do mês de outubro de dois mil e dezessete, no Espaço Mota, localizado na Rua Marambaia, s/n, Centro, a 2ª Conferência Municipal da Cidade de Bonito, tendo como tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, participativas e Socialmente Justas”. O evento foi conduzido pelo mestre de cerimônia da Prefeitura Municipal de Bonito, Sr. Vanderlei Mendes.

O cerimonialista convidou as autoridades presentes para a formação da mesa que foi composta pelo Senhor Prefeito Municipal, Silvio Mauro-Secretária Municipal de Educação, Wanja Cristina-Secretário Municipal de Administração, Reinaldo Lisboa-Representante do Conselho Estadual, Marcelo Pina-Representante da SEDOP, Valeska Trindade-Secretário Adjunto de Administração, Célio Nascimento- Sr. Mauro Menezes, conferencista- e Doutor Marcus Cesar Junior, advogado da Prefeitura Municipal de Bonito. Em seguida houve a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Os componentes da Mesa fizeram suas considerações acerca do evento, tendo a Secretária Municipal de Educação destacado a importância da Conferência, uma vez que reúne o Governo e a Sociedade Civil, buscando diagnosticar as principais carências nas áreas do habitação, saneamento, mobilidade e trânsito, planejamento urbano e ordenamento territorial. Os representantes dos órgãos estaduais, Marcelo Pina e Valeska Trindade fizeram uma breve explanação sobre os temas da Conferência e destacaram a presença do Gestor Municipal, que segundo os mesmos, é de suma importância, pois pode acompanhar bem de perto o que os seus munícipes estão reivindicando ao Poder Público.

O Secretário Municipal de Administração, Reinaldo Lisboa, falou da sua expectativa sobre à 2ª Conferência e lembrou que propostas da 1ª Conferencia já foram implementadas no Munícipio. O Prefeito Silvio Mauro deu bastante ênfase à realização da Conferência, pois reconhece que esse é o fórum adequado para se discutir e apresentar sugestões para os governos federal, estadual e municipal no sentido de se estabelecer políticas públicas com vistas a melhorar a qualidade de vida da população. Foram aprovadas as seguintes propostas: EIXO 1-HABITAÇÃO: PROPOSTA Nº 01- Firmar convênio com o Governo do Estado do Pará, via COHAB, visando a construção de moradias populares, para famílias carentes do município de Bonito, bem como propor a formação de uma comissão constituída pelo Chefe do Poder Executivo Municipal; Presidente do Poder Legislativo; Representante do Ministério Público; Representante da Associação de Moradores; Representante da Sociedade Civil, para requerer, junto aos órgãos competentes, o prosseguimento e a conclusão do projeto Minha Casa Minha Vida, já existente no município de Bonito. PROPOSTA Nº 02-Inclusão do município de Bonito, no Programa do Governo Federal para a CONSTRUÇÃO DE BANHEIROS QUÍMICOS. PROPOSTA Nº 03- Criação do Conselho Municipal da Cidade de Bonito, no prazo de noventa dias. EIXO 4- PLANEJAMENTO URBANO, ORDENAMENTO TERRITORIAL-PROPOSTA Nº 01- Propor convenio/parceria para a complementação da pavimentação asfáltica da rodovia PA-322 no trecho de acesso à São Miguel do Guamá. PROPOSTA Nº 02- Elaboração da Lei de Diretrizes Urbanas (Plano Diretor/Código de Postura do Município; PROPOSTA Nº 03- Propor convênios estadual e federal que incentivem projetos sustentáveis que contemplem o planejamento e a execução para mobilidade urbana (escolas, praças, áreas verdes, áreas de lazer, esporte cultura e segurança;) PROPOSTA Nº 04- Estrada de Acesso para Transporte de Cargas Pesadas-Solicitar que o Governo do Estado, através da SETRAN/SEDOP, construa uma via de acesso para o Trânsito de Veículos de Cargas Pesadas, haja vista que os mesmos utilizam as vias urbanas da sede do município, trazendo sérias dificuldades e prejuízos, como exemplo podemos citar o fato de quando da passagem das carretas ocasiona danos estruturais às residências, situadas a Avenida da Velho Saturno. PROPOSTA Nº 05- Solicitar que o Governo Federal/MEC construa uma escola completa no Município de Bonito, composta de 12 salas, área de lazer, auditório, quadra polivalente coberta) no município de Bonito estado do Pará, até final de 2019. EIXO 2- SANEAMENTO- PROPOSTA Nº 01: Construção de redes de esgoto, sarjetas e uma estação de tratamento de esgoto(ETE), tratamento de esgoto doméstico. PROPOSTA Nº 02- Criação do sistema de coleta seletiva de lixo doméstico e um destino racional para o mesmo, através de associações e/ou cooperativas. PROPOSTA Nº 03-Transporte adequado para a coleta de lixo doméstico e entulhos, conforme as necessidades do Município. EIXO 3-MOBILIDADE E TRÂNISTO-PROPOSTA Nº 01-Construção e adequação das calçadas com acessibilidade, nas zonas urbana e rural. PROPOSTA nº 02-Criação de ciclovia e/ou acostamento, bem como áreas para circulação de pedestres, com sinalização até a ponte sobre o Rio Peixe Boi, nos dois sentidos-PROPOSTA Nº 03- Criação de praças, com os seguintes equipamentos: a) Área de lazer para crianças; b) Quadra Poliesportiva; c)Quiosques; d) Área para eventos culturais. Após a aprovação das propostas houve a votação para a escolha dos Delegados que irão representar o município de Bonito na 6ª Conferência Estadual. Foram eleitos: Alberto Barbosa, representante da Associação de Moradores-ARTEC; Ademir Silva e Souza, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O Senhor Célio Henrique Reis do Nascimento foi indicado como Delegado representando o Poder Público Municipal.