VIII Conferência Municiapal de Assistência Social

O conselho municipal de assistência social (CMAS) com conjunto com a secretaria de assistência social de Bonito (SEMASB), realizou nesta sexta-feira, dia 28 de julho de 2017, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Bonito. O evento foi realizado na Escola Estatual Nazaré Dias, iniciando-se às 08:00 hs.

A VIII Conferência Municipal de Assistência Social, debateu sobre o sistema único de assistência social –SUAS. O tema da Conferência foi: “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

Às 08:00 hs começaram as inscrições e credenciamentos dos participantes.

A abertura solene da conferência teve como mestre de cerimônia o Sr. Célio Henrique Belém, que após desejar as boas-vindas aos presentes, convidou as autoridades para formação da mesa. A composição da mesa ficou assim definida: O vice-prefeito Edinilson Rodrigues, que representou o prefeito Silvio Mauro; A Sra. Damares Medeiros, Presidente do CMAS; O Sr. Adalberto Mendonça, Pedagogo da SEMASB, representou a Sra. Secretária Municipal de Assistência Social, Antônia Luciana; A professora Raimunda Silvania, representou a Secretaria Municipal de Educação; O Sr. Antônio Fernando, representou a secretaria de Municipal de Saúde e a Sra. Maria Benedita, conselheira do CEAS, que foi a palestrante da Conferência Magna.

No seu pronunciamento o representante do prefeito, disse de sua satisfação em participar desta VIII Conferência de Assistência Social do nosso município “este é o momento de discutirmos com a sociedade as propostas de melhorias das políticas públicas que venham, a contribuir com os gestores da área da assistência social, ou seja a secretaria de assistência social e os demais técnicos, que juntamente com o Prefeito poderão oferecer uma melhor qualidade de vida para nossa população mais necessitada. Que no final desta conferencia sejam aprovadas boas propostas para serem encaminhadas as conferências estaduais e federais e virem políticas públicas de interesse sócio assistencial. ” A presidente do CMAS falou da sua expectativa de que a VIII Conferência venha a se constituir no fórum adequado para a discussão das políticas públicas visando o fortalecimento do SUAS.

Logo após a parte discursiva do evento foi feita a leitura do Regimento da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que foi colocado aprovado pela plenária. Em seguida houve uma apresentação cultural com crianças do CRAS.

A VIII conferência aprovou, 10 propostas para o município, 04 propostas para o governo do estado e 04 propostas para o governo federal. São propostas que favoreçam os menos favorecidos; que facilitam o acesso aos serviços ofertados no âmbito da assistência social.

Durante a VIII Conferência Municipal de Assistência Social foram eleitos 06 delegados titulares e 06 suplentes que irão representar o município de Bonito na Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada no mês de outubro do presente ano, na cidade de Belém.