O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
Normalmente, nesta data, são realizadas diversas atividades, sejam nas escolas e demais espaços sociais, como por exemplo palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual. E a secretaria municipal de Assistência Social de Bonito-Pa, não ficou de fora dessa corrente contra o abuso e a exploração sexual contra a criança e adolescente. As ações ocorreram nas escolas das seguinte comunidades: MUTUM, ESTIVA, TRAVESSÃO DO L, PANELAS, SANTO ANTONIO e finalmente na sede do municipio de Bonito.
O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é o grupo responsável por organizar e promover nacionalmente esta data.
No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

A PREFEITURA MUNICIPAL DE BONITO NO INTUITO DE BEM SERVIR O TODOS OS MUNÍCIPES, MORADORES DA CIDADE DE BONITO, VEM ATRAVÉS DESTA COMUNICAR QUE A COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS (LIXO) DOMÉSTICOS E FEITA DIARIAMENTE TRAVÉS DE CAMINHÃO CAÇAMBA PORTANTO DEVIDO A ALTURA DO MESMO OS FUNCIONÁRIOS FAZEM UM ESFORÇO FÍSICO CONSIDERÁVEL, PORTANTO ESTÃO AUTORIZADOS A NÃO COLETAREM RESTOS DE LIMPEZA DE QUINTAL , CASCAS DE COCO, COCO VERDE VAZIOS, RESTOS DE CONSTRUÇÃO E OUTROS LIXOS, A COLETA EM QUESTÃO E APENAS A DE LIXO DOMÉSTICO, PRODUZIDOS DENTRO DA RESIDÊNCIA, DEVENDO ESTES SEREM ACONDICIONADOS EM SACOLAS, SACOS DE LIXO OU QUALQUER OUTRO RECIPIENTE COMO LATAS, BALDES E ETC. E QUE DEVEM SER COLOCADO NA RUA APENAS NO DIA DA COLETA PARA EVITAR QUE CÃES RASGUEM AS SACOLAS E SACOS, OU VIREM OS RECIPIENTES DERRAMANDO E MUITAS VEZES ESPALHANDO O LIXO, DIFICULTANDO O TRABALHO DOS COLETADORES, COMUNICA AINDA QUE RESTOS DE CONSTRUÇÃO E DE RESPONSABILIDADE DO DONO DA OBRA E QUE A PREFEITURA NÃO FAZ ESTE TIPO DE COLETA. AVISA AINDA QUE A COLETA DE GALHADAS DE ARVORES SERÃO FEITAS DE FORMA PROGRAMADA DEVENDO OS INTERESSADOS PROCURAREM A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE ANTES DE CORTAR A ARVORE POIS ESTES CORTES ESTÃO SUJEITOS A VISTORIA TÉCNICA, SÓ DEVENDO SER FEITA DEPOIS DE AUTORIZADAS FICANDO A PESSOA RESPONSÁVEL PELO CORTE NÃO AUTORIZADO SUJEITO A MULTA DE ACORDO COM AS LEIS AMBIENTAIS.
COMUNICAMOS AINDA QUE EM BREVE ESTAREMOS IMPLANTANDO EM NOSSA CIDADE A COLETA SELETIVA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS VISANDO GERAÇÃO DE RENDA PARA OS COLETADORES E DIMINUIÇÃO DO POTENCIAL POLUIDOR DE NOSSO MUNICÍPIO.
AGRADECENDO A COMPREENSÃO DE TODOS, COLOCAMO-NOS A VOSSA DISPOSIÇÃO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08:00 AS 12:00 HORAS OU ATRAVÉS DOS TELEFONES 98212 2224 E 98056 1034, PARA RECEBER QUALQUER TIPO DE DENÚNCIA DE CRIMES AMBIENTAIS COMO POLUIÇÃO SONORA E OUTRAS.

JOSÉ OSCAR PEIXOTO
SECRETARIO DE MEIO AMBIENTE

A equipe NASF-AB (Núcleo Amplificado de Saúde da Família e Atenção Básica) através da Secretaria Municipal de Saúde, com medidas de prevenção e educação na promoção da saúde, moldando a consciência através da atividade física e assim melhorando a sua qualidade de vida através de público do HIPERDIA e com obesidade tipo I. Vem com o projeto BONITO É VIVER, que em agosto desse ano completará 1 (um) ano em atividades em nosso município.
O projeto foi desenvolvido pela equipe NASF com o gestor Paulo Costa na ESF do Clodoaldo Basílio junto com parcerias com todas as equipes, na qual o gestor vai desenvolver, ginastica laboral, teste de glicemia, aferição da pressão arterial, peso, circunferência da cintura, circunferência da panturrilha e educação em saúde com temas variados.
As equipes técnicas do município estão diretamente envolvidas com o desenvolvimento do trabalho, tais como; Enfermeiros, nutricionistas, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogos, ACS e educador físico.

E hoje além das atividades de educação física, aferição da pressão e teste de glicemia. Realizou-se uma palestra com os participantes com o tema, hipertensão arterial em alusão ao dia nacional do combate a HIPERTENSÃO ARTERIAL na data do dia 26 de abril, que objetiva a população sobre os cuidados básicos para prevenir e controlar a hipertensão, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o ministério da saúde.
Os encontros acontecem duas vezes na semana, nas terças-feiras no Ginásio Poliesportivo Marcos Vinicius e nas quartas-feiras na Academia TransForma (Buera) no horário das 06:00 hs da manhã. Para quem tiver interesse em participar do projeto, é só procurar o ACS da sua área.

A equipe da SEMMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) em diversas vistorias e fiscalizações em diversos empreendimentos na zona rural, e aumentamos a intensificação do CAR - ( Cadastro Ambiental Rural) no município de Bonito-PA.

 

Na foto abaixo, a equipe da SEMMA, Vistoriando comércio para a emissão de autorização de funcionamento, e construção de depósito de gás para licenciamento. 

Nas fotos a seguir, a equipe SEMMA efetuando uma vistoria ao CRDQ - Centro de Recuperação de Dependentes Químicos. 

(Acima) - Secretario Oscar Peixoto na localidade de Galho Grande fazendo (CAR) e fiscalizando o igarapé galho grande.

(abaixo) - Professora Maria José Nunes, liderança local. 

 

Em comemoração ao abril verde, mês de alusão a prevenção de acidentes de trabalho, foram realizadas ações educativas afim discutir melhorias, visando à segurança e a saúde do trabalhador.

A empresa MEJER AGROFLORESTAL, instalada na cidade de Bonito-PA em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Bonito, realizaram nesta manhã do dia 20 de abril de 2018, palestras de educação e testes rápidos. O centro de Testagem e aconselhamento (CTA) realizou testes rápidos para diagnóstico de AIDS, SÍFILIS, HEPATITE B e C.

Sabendo que essas doenças são transmitidas principalmente através das relações sexuais sem uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada, geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Usar preservativo em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST's, em especial do vírus HIV.

O centro de Testagem e aconselhamento (CTA) funciona nas segundas e quartas-feira das 13:00 hs às 17:00 hs na Unidade de Saúde Básica (UBS) na rua velho Saturno- Bairro Tongão-Bonito-PA.