18 de Maio: Bonito/PA realiza caminhada em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Bonito/Pará, Por meio da Secretaria Municipal de Educação com a parceria da Sec. de Assistência, Saúde, CRAS, Conselho Tutelar, Assembléia de Deus e Paróquia de São Pedro Apóstolo na pessoa do Pe.Aldecir Teixeira, desenvolveu neste mês uma Campanha de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. E hoje dia 28 de maio foi realizada uma caminhada pelas ruas de Bonito com as crianças, pais e professores da rede de ensino.
A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso sexual.

Conhecendo um pouco sobre “A Origem” desse Dia

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há 43 anos, mas situações semelhante ou iguais a essa acontecem diariamente e geralmente dentro da nossa própria casa e nem percebemos.

Abuso Sexual e Exploração Sexual, entenda a diferença

abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Todos os anos a Secretaria de Assistência social de Bonito/PA, realiza essa ação que mostra preocupação com a causa e com as crianças e adolescentes do nosso município.

Não se calem diante desse crime, denuncie através do DISQUE 100, em caso de denuncia a identidade do denunciante é preservada.

#GovernodoDesenvolvimento
#PrefeituradeBonito